Intervenção abrangeu estabilização estrutural, restauro de altares e peças históricas, além de melhorias na infraestrutura da igreja e capelas vizinhas.
A Igreja de Santo Antônio, localizada no Centro de São Luís, será reaberta nesta segunda-feira (1º), às 18h, após passar por um amplo processo de restauro. A solenidade de entrega contará com a presença do governador Carlos Brandão e marca a conclusão de um trabalho que também contemplou a Capela de Bom Jesus dos Navegantes e a Capela de Bom Jesus da Coluna.
A intervenção foi realizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), em cooperação técnica com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Coube ao instituto a elaboração dos projetos de engenharia e arquitetura, enquanto a secretaria executou os serviços.
Considerada a maior obra já realizada em um conjunto Capuchinho no Maranhão, a reforma abrangeu desde a estabilização estrutural dos prédios, que estavam em situação crítica, até o restauro de altares, imagens e bens móveis integrados. Para garantir condições adequadas ao tratamento das peças históricas, foi montado um atelier dentro da própria igreja.
Além da recuperação dos elementos artísticos, o templo recebeu novas instalações elétricas, sistema de iluminação, circuito de vigilância e estrutura de combate a incêndio adequações essenciais para assegurar a conservação e prolongar a vida útil do patrimônio.
Com a conclusão das obras, a Igreja de Santo Antônio retoma seu papel como referência religiosa e cultural no Centro da capital maranhense, oferecendo mais conforto aos fiéis e reforçando sua relevância histórica para a cidade.