Complexo Estadual Regulador fortalece acesso a serviços do SUS no Maranhão

O Governo do Maranhão inaugurou o Complexo Estadual Regulador da Secretaria de Estado da Saúde (SES), um novo espaço que centraliza cinco centrais de regulação e promete mais agilidade no acesso a consultas, cirurgias, internações, transplantes e transporte de pacientes.

Localizado na Avenida Colares Moreira, no bairro São Francisco, em São Luís, o prédio reúne, em três pavimentos e mais de 1.000 m², estruturas fundamentais para o funcionamento da rede estadual de saúde, como a Central de Regulação Ambulatorial, Regulação de Leitos, Central de Transplantes, Transporte Fora do Domicílio (TFD) e a Central de Transporte Sanitário.

“O grande avanço é poder controlar, em um só lugar, todo o sistema de regulação do estado. Isso garante mais agilidade e resolutividade”, destacou o governador Carlos Brandão, durante a inauguração.

A estrutura moderniza a rede de saúde ao facilitar o fluxo dos pacientes dentro do SUS, além de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores da regulação. “É um espaço que democratiza o acesso aos serviços e qualifica a jornada do paciente e do profissional”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O novo Complexo também reforça o papel do Maranhão na coordenação de atendimentos intermunicipais e interestaduais, com o TFD garantindo transporte, hospedagem e alimentação para pacientes e acompanhantes, e a Central de Transplantes organizando os processos de doação com segurança e ética.

Com atendimento 24h na Regulação de Leitos e integração direta com as demais centrais, o espaço representa um avanço significativo na gestão do SUS estadual. Como destacou a superintendente de Regulação da SES, Thalita Veiga, o Complexo “é o coração da secretaria, pensado para garantir acesso digno, rápido e eficiente à população”.

– Unidade foi inaugurada pelo governador Carlos Brandão em 16 de maio deste ano (Foto: Arquivo/Márcio Sampaio/Israel Pontes)

compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *