Evento acontece nos dias 27 e 28 de novembro, em São Luís, e mobiliza representantes do poder público, movimentos sociais, especialistas e cidadãos para debater políticas urbanas, sustentabilidade e desenvolvimento dos territórios
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA); do Conselho Estadual das Cidades do Maranhão – ConCidades/Ma e do Observatório das Metrópoles estão promovendo a 6ª Conferência Estadual das Cidades do Maranhão, nos dias 27 e 28 de novembro, no Rio Poty Hotel, em São Luís. O evento vai reunir delegados, gestores públicos, pesquisadores, movimentos sociais, empresários e diversos segmentos da sociedade civil para discutir políticas públicas urbanas e os desafios do desenvolvimento sustentável.
O encontro integra a etapa estadual da Conferência Nacional das Cidades e tem como foco a construção coletiva de diretrizes que promovam cidades mais justas, inclusivas e acolhedoras. Para o tecnólogo em gestão ambiental e conselheiro estadual das cidades, professor Ronald Chaves, a conferência é um marco de união e diálogo. “As conferências são momentos de escuta, participação e união, onde governo e sociedade caminham lado a lado por cidades mais justas, sustentáveis e acolhedoras”, destaca.
Construção coletiva: o Maranhão debate suas cidades
Chaves reforça que o evento é aberto a diferentes perfis e que a participação ampla fortalece a formulação das políticas públicas urbanas. “Você é nosso convidado especial — movimento social, sociedade civil, secretário municipal, empresário, pesquisador, professor, ativista social. É fundamental estarmos juntos para trabalharmos uma política pública urbana de qualidade”, afirma.
A fala do conselheiro complementa o caráter democrático do encontro, que reúne diversos setores para debater temas urgentes e estratégicos, como saneamento, habitação, gestão ambiental e qualidade de vida.

Encontro do Conselho das Cidades em que são debatidos assuntos governança e desenvolvimento urbano, planejamento, participação e políticas públicas para garantir cidades mais justas e sustentáveis, como o que vai ser debatidos nos dois dias da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Maranhão, no Rio Poty Hotel
Temas centrais
Durante os dois dias de programação, os participantes irão discutir e deliberar sobre pautas estruturantes para o desenvolvimento urbano e ambiental do Maranhão, entre elas:
- Saneamento básico
- Habitação
- Mobilidade urbana
- Gestão e planejamento ambiental
- Qualidade de vida e políticas públicas integradas
- Desenvolvimento sustentável dos territórios
O evento contará ainda com a participação de porta-vozes do Governo do Estado, como o secretário Adjunto de Assuntos Metropolitanos, Janilson Soares Lima (SECID), que deve contribuir com análises técnicas sobre desafios atuais e perspectivas para a gestão urbana no Maranhão.
Serviço:
O quê: 6ª Conferência Estadual das Cidades do Maranhão
Horário:
Quando: 27 (8h às 12h – 14h às 17h30) e 28 de novembro (8h30 às 12h – 14h às 17h30)
Onde: Rio Poty Hotel – Av. dos Holandeses, no 2/5, quadra 32, Ponta D´areia, São Luís
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
Dia 27 de novembro • Quinta-feira
MANHÃ
8h — Credenciamento
9h — Abertura
9h30 – Palestra Magna –
Com representantes do Ministério das Cidades
Letícia Teixeira — Arquiteta e Assessora Técnica da Secretaria Executiva do Ministério das Cidades
Marcel Cláudio Sant’Ana — Coordenador-Geral de Fortalecimento das Capacidades Governativas do Ministério das Cidades
11h — Leitura e Aprovação do Regulamento da 6ª CEC
11h45 — Intervenções
12h — Intervalo
TARDE
14h — Eixos Temáticos
16h05 — Intervalo
16h15 — Apresentação em plenária dos resultados de cada eixo de debate
17h — Debate em plenária para priorização das propostas a nível nacional
17h30 — Encerramento
Dia 28 de novembro • Sexta-feira
MANHÃ
8h30 — Apresentação das propostas dos municípios para o estado
Com o Observatório das Metrópoles
9h30 — Debate em plenária para priorização e aprovação das propostas estaduais
10h30 — Intervalo
11h — Informes sobre a COP 30
12h — Intervalo
TARDE
14h — Plenária de orientação para a escolha dos(as) delegados(as) para a Conferência Nacional das Cidades
— Eleição das entidades para o novo mandato do CONCIDADES
16h — Intervalo
16h30 — Homologação das eleições e apresentação dos eleitos
17h30 — Encerramento solene







