Durante a sessão desta quinta-feira (7) na Assembleia Legislativa do Maranhão, a presidente da Casa, deputada Iracema Vale, manifestou-se publicamente sobre a recente mudança no comando estadual do PSB. Com um posicionamento firme, ela declarou: “Partido se faz é com gente, com político e com voto. E isso o nosso grupo tem de sobra para sair fortalecido e vitorioso nas próximas eleições”.
A declaração foi uma resposta direta à manobra política que alterou a direção estadual do partido sem o conhecimento ou consentimento da base governista. Dirigindo-se aos deputados estaduais do PSB que não concordam com os rumos adotados pela direção nacional, Iracema também deixou um recado à ala oposicionista responsável pela articulação. “O que não nos mata, nos fortalece”, afirmou.
A parlamentar citou uma conversa entre o presidente nacional do PSB, João Campos, e o deputado federal Duarte Júnior, em que, segundo ela, Campos revelou que a mudança no partido “foi muito além das forças dele e do querer dele”.
Iracema Vale também destacou a liderança política do governador Carlos Brandão e mencionou os convites que tanto ela quanto outros parlamentares têm recebido de outras legendas. “Temos muitos convites de partidos que igualmente lutam pelo bem do povo do Maranhão. E o nosso governador é um líder forte, atuante, que está sendo procurado por várias legendas. Nós – eu, pelo menos, e ouvi aqui a maioria dos deputados – vamos nos reorganizar, nos reinventar em um partido que seja mais… não vou dizer mais democrático, mas que nos escute mais”, frisou.
A deputada relembrou ainda uma experiência semelhante pela qual passou em eleições anteriores. “Na eleição passada, fui convidada a deixar um partido no qual estive por muitos anos, que sempre admirei, ajudei a construir e no qual votei. Fui para o PSB, e me tornei a deputada estadual mais votada do Maranhão. Com a minha votação, não só fui eleita, como também contribuí para fortalecer a bancada estadual do PSB”, recordou.