Maranhão marca presença no I Encontro Regional de Agentes Territoriais de Cultura do Nordeste

Entre os dias 27 e 29 de maio de 2025, o Comitê de Cultura do Maranhão participou ativamente do I Encontro Regional de Agentes Territoriais de Cultura do Nordeste, realizado em Natal (RN).

A delegação maranhense contou com 18 agentes territoriais (ATCs), além da coordenação dos agentes /IFMA, da Coordenadora geral e executiva do Comitê, representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSCs executantes) Bumba Meu Boi da Floresta e Yle Axé Oxossi e Oxum que integram o Comitê e uma representante do escritório do MinC no Maranhão. Ao todo, cerca de 300 participantes dos nove estados da região participaram no evento.

Segundo a coordenadora geral executiva do Comitê, Jô Brandão, participar do encontro foi uma oportunidade valiosa de reafirmar o compromisso com o fortalecimento da cultura nos territórios.

“Esses momentos de escuta e construção coletiva são fundamentais para ampliar nossa visão, repensar estratégias e reafirmar a importância de políticas culturais que respeitem e valorizem a diversidade dos nossos povos. O Maranhão sai desse encontro ainda mais conectado com a rede nacional dos comitês de de cultura”, destacou.

18 agentes territoriais (ATCs), além da coordenação dos agentes /IFMA, e da Coordenadora geral e executiva do Comitê de Cultura do Maranhão participaram do encontro. (Foto: Divulgação)

Promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o encontro teve como objetivo fortalecer as redes culturais da região e promover a territorialização das políticas públicas de cultura. A programação incluiu oficinas formativas, rodas de conversa, apresentações culturais e debates sobre o papel dos agentes em seus territórios.

Destaque maranhense

O Comitê de Cultura do Maranhão  ofereceu aos agentes territoriais a oficina “Mobgrafia, Comunicação e Tecnologias Ancestrais”, conduzida pela coordenadora do comitê Jô Brandão e o técnico de comunicação da OSC executante Yle Axé Oxossi e Oxum Paulo do Vale . A atividade abordou técnicas de fotografia e a valorização dos conhecimentos tradicionais e tecnologias ancestrais nas formas de comunicação nos territórios,como utilizar os recursos da cultura digital e os saberes ancestrais como ferramentas de mobilização e comunicação comunitária.

Os agentes também participaram de rodas de conversas por estado para alinhar ações conjuntas com os comitês, de formação sobre o Programa nacional dos comitês de cultura e comunicação e apresentaram a intervenção cultural “Subjetividade Maranhense: identidades, memórias e resistências culturais”, no auditório principal do evento.

A presença ativa do Maranhão reforça o compromisso do Comitê com o fortalecimento das políticas culturais de base comunitária e com a valorização da diversidade cultural brasileira. A experiência trocada no encontro amplia o repertório das ações no estado e contribui para a construção de novas estratégias de atuação em rede.

compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *