Há tempos a cena rock de São Luís vem cobrando das autoridades mais espaço no circuito de festividades dos eventos públicos na capital e nos demais municípios do Maranhão. A cobrança é por um line-up mais diversificado, que não traga apenas bandas e artistas dos gêneros mais mainstream, mas que reconheça o rock e o heavy metal como música popular e, sobretudo, reserve espaço para as bandas da cena maranhense no calendário de eventos promovidos ou financiados pelo poder público.
Pensando nisso, agentes da cena independente criaram seu próprio circuito para o período carnavalesco e lhe deram o nome de Carnaval Underground de São Luís, como forma de protesto e também para divulgar os eventos previstos para as próximas datas.

As festividades iniciam no dia 21 de fevereiro, com o festival Quantumania, com as bandas Quantic Order, Wandering, Prodby e Emma Bloom. O evento acontece no The Rock SLZ, no Centro Histórico.

No dia 28 de fevereiro é a vez do Bloco Emo da Void, onde a banda The Capx fará um especial Paramore e a banda Void um especial My Chemical Romance. O bloco se reúne no The Rock SLZ, no Centro Histórico.

No dia 28 de março é a vez do Matadouro Metal Fest, trazendo shows de Peste, Exumador, Flagrvm, Broken Boned (Marabá-PA) e Facada (Fortaleza-CE). O evento também acontece no The Rock SLZ.

No dia 14 de março é o dia do Rock no Copo, com as atrações Seu Igão, Melk Zé, Michelly e Emma Bloom, no The Rock SLZ.

No dia 21 de março acontece a edição maranhense do Festival Hardcore Contra o Fascismo, com as bandas Basttardz, Última Marcha, A Causa e Tóxico Zumbi. O festival acontece na Rua Godofredo Viana, 73, Centro, e a entrada é livre.

E, para finalizar a programação, no dia 28 de março acontece o Carnumetal, com a banda Prodby e com a Risk executando músicas do Deftones.
O Carnaval Underground de São Luís é uma iniciativa do produtor de eventos Dayvison Trindade e dos respectivos organizadores de cada festival.






