Rayara Rocha, de 14 anos, integra a seleção estadual na categoria Sub-15 após ser revelada por projeto social apoiado pelo Porto São Luís
Por Kemuel Sousa
O Maranhão será representado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) de 2025, em Uberlândia (MG), por uma promessa do judô formada em um projeto social. A atleta Rayara Rocha Ferreira, de 14 anos, foi descoberta pelo projeto “Farol dos Campeões”, mantido pelo Porto São Luís, e conquistou sua vaga ao medalhar nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s). Agora, ela integra a seleção maranhense de judô na categoria Sub-15 Infantil, que competirá até o dia 28 de outubro na principal competição escolar do país.
Moradora da Prainha, na comunidade do Cajueiro, Rayara teve sua vida transformada em menos de dois anos, desde que foi convidada a participar das aulas de judô do projeto. Nesta segunda-feira (13), ela embarca para Minas Gerais ao lado da comissão maranhense, acompanhada de seu Sensei Witaçuci Bezerra e de um familiar. A viagem e participação da atleta contam com patrocínio integral do Porto São Luís.
A coordenadora socioambiental da empresa, Lívia Cândice, que também acompanha a viagem, destacou o compromisso do projeto com o desenvolvimento dos jovens. “O eixo do esporte está integrado ao Programa Social do Porto São Luís, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida e de saúde a crianças e jovens; e também, incentivando a educação, a disciplina e a formação desses jovens,” afirmou. Ela ressaltou ainda o envolvimento das famílias e o acompanhamento direto da trajetória de Rayara, celebrando sua evolução e estreia nos JEB’s.
O Projeto Social “Farol dos Campeões”, criado e mantido pelo Porto São Luís, utiliza o esporte como ferramenta de inclusão social e transformação de vidas. Atualmente, a iniciativa beneficia 60 crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos, residentes das comunidades do Cajueiro (Praia do Cajueiro, Andirobal, Sol Nascente, Guarimanduba, Egito e Rua Principal), Mãe Chica, Vila Maranhão e Alto da Esperança. As aulas de judô são gratuitas e realizadas duas vezes por semana nas instalações do porto, sob a orientação do Sensei Witaçuci Bezerra.
A trajetória de Rayara Rocha Ferreira é um exemplo claro do potencial dos projetos sociais com apoio da iniciativa privada. Sua conquista representa não apenas o talento esportivo, mas também o impacto positivo de ações que promovem inclusão, disciplina e novas oportunidades para jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade.







