Os Estados Unidos realizaram neste sábado (21) uma ofensiva militar contra três instalações nucleares no Irã, em meio à escalada do conflito no Oriente Médio. O próprio presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou a operação, e o governo iraniano reconheceu os ataques, incluindo à sua principal unidade nuclear.
O bombardeio ocorre após uma semana de intensos confrontos aéreos entre Israel e Irã. As forças israelenses já haviam anunciado uma ofensiva voltada à destruição de alvos nucleares iranianos. Em resposta, o Irã lançou mísseis contra cidades israelenses, como Tel Aviv, Haifa e Jerusalém.
“Concluímos com muito sucesso nosso ataque aos três locais nucleares no Irã, incluindo Fordow, Natanz e Esfahan”, declarou Trump em publicação nas redes sociais. O presidente norte-americano também afirmou: “Fordow se foi”, referindo-se à principal instalação nuclear do país persa. Segundo ele, o local foi atingido por uma carga completa de bombas.
Trump elogiou as Forças Armadas dos Estados Unidos. “Parabéns aos nossos grandes guerreiros americanos. Não há outro exército no mundo que pudesse ter feito isso. Agora é a hora da paz”, escreveu. O presidente anunciou ainda que fará um pronunciamento oficial sobre a operação às 23h (horário de Brasília).
De acordo com informações da agência Reuters, os EUA utilizaram aeronaves B-2 Spirit, bombardeiros furtivos capazes de transportar armamentos de grande capacidade destrutiva, como os necessários para atingir instalações fortificadas como Fordow.
Trump também afirmou que todas as aeronaves já deixaram o espaço aéreo iraniano e estão retornando em segurança.
“Esse é um momento histórico para os Estados Unidos, Israel e o mundo. O Irã agora deve concordar em acabar com esta guerra”, concluiu o presidente americano.