Por Kemuel Sousa.
A jovem atleta maranhense Maria Clara Frota Araújo, de 13 anos, conquistou a medalha de prata na competição internacional de jiu-jitsu Europa Kids, realizada em Roma, Itália. Natural de Cantanhede (MA) e aluna do Colégio Militar 2 de Julho – Unidade XXIV, Maria Clara foi calorosamente recebida em sua cidade natal no dia 20 de maio, com um desfile em carro do Corpo de Bombeiros pelas principais ruas, acompanhada por estudantes, professores, mestres da academia Toca do Samurai e autoridades locais .



Reprodução: @mclara__bjj
Maria Clara iniciou sua trajetória no jiu-jitsu aos sete anos e atualmente ostenta a faixa laranja. Em 2024, destacou-se ao conquistar o primeiro lugar em torneios como o Bad Boy Classic Internacional e o Brasil Cup Jiu-Jitsu em Fortaleza, Teresina e São Luís, além de pódios expressivos no Circuito Maranhense Cidades. No início de 2025, continuou sua sequência de vitórias em Cantanhede, Santa Inês e no AJP Internacional em Fortaleza . re
Durante a homenagem em Cantanhede, Maria Clara expressou sua emoção:
“Foi uma emoção muito grande representar o Brasil e minha cidade, fora do país. Subir ao pódio, em Roma, é algo que nunca vou esquecer. Só tenho a agradecer à minha família, aos meus professores e ao Colégio Militar 2 de Julho, que sempre me apoiaram” .
TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS
O desempenho de Maria Clara é notável. Apenas em 2024, ela garantiu o primeiro lugar em competições de destaque, como o Bad Boy Classic Internacional e o Brasil Cup Jiu-Jitsu, disputado nas cidades de Fortaleza (CE), Teresina (PI) e São Luís (MA). Também brilhou no Circuito Maranhense Cidades, conquistando o topo do pódio em Miranda do Norte e Barreirinhas, além de alcançar o segundo lugar em Vargem Grande e Timon. Já em 2025, iniciou o ano mantendo o ritmo vitorioso, com triunfos em Cantanhede, Santa Inês e no AJP Internacional, realizado em Fortaleza.
O comandante do Colégio Militar 2 de Julho, 1º tenente Brunno Ricardo Mendes Gomes, destacou que Maria Clara é exemplo de disciplina, esforço e determinação, representando os valores que a instituição busca transmitir aos seus alunos.







