ANEEL aprova revisão tarifária da Equatorial Maranhão, que atende 2,2 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios
A conta de luz vai ficar mais cara no Maranhão a partir da próxima quinta-feira, 28 de agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (26) a revisão tarifária periódica da Equatorial Maranhão, distribuidora responsável pelo fornecimento de energia elétrica a 2,2 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios do estado.
De acordo com a ANEEL, a revisão considerou diversos fatores, como os custos de distribuição, transporte e aquisição de energia, além da remuneração pelos investimentos realizados pela concessionária e o pagamento de encargos setoriais que subsidiam políticas públicas.
Diferente do reajuste anual, a revisão tarifária periódica (RTP) é realizada a cada cinco anos e tem como objetivo refletir com mais precisão os custos reais e os investimentos necessários para garantir a continuidade do serviço prestado.
O processo passou por Consulta Pública (CP 023/2025), que recebeu contribuições por e-mail entre os dias 28 de maio e 11 de julho. Também foi realizada uma Audiência Pública em São Luís, no dia 12 de junho, na Reitoria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).