Funcionalidade começa a valer a partir de 16 de junho
Priscilla Mazenotti – repórter da Rádio Nacional

O Banco Central anunciou hoje uma novidade no Pix. É o Pix Automático. Ele vai funcionar para aquelas despesas recorrentes: escola, condomínio, academias…Vai ser de graça, sem custos adicionais e será útil para as pessoas que não têm cartão de crédito ou para aquelas que sempre esquecem de pagar alguma conta.
A ferramenta é uma alternativa ao débito automático tradicional. Com ela, o usuário poderá autorizar a cobrança uma única vez e as contas serão pagas automaticamente, sem precisar repetir o processo a cada novo vencimento.
Com essa nova modalidade do Pix, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo disse que “as grandes empresas vão poder colocar cobranças recorrentes de maneira automática com muito menos custo e com a segurança de que vão receber”.
Além disso, enfatizou ele, “60 milhões de pessoas que hoje não tem o cartão de crédito vão poder ter acesso a uma série de serviços ou a uma série de facilidades”.
Com a modalidade de Pix Automático, o BC calcula que as empresas que receberão por essa modalidade de pagamento vão diminuir os custos de cobrança, pois a operação independe de convênios bilaterais, como ocorre atualmente no débito em conta, e usa a infraestrutura criada para o funcionamento do Pix.
Outra vantagem apontada pelo BC é a possível redução da inadimplência porque os pagamentos ficarão programados na conta do cliente.
O Pix Automático foi lançado hoje, mas só começa a valer no dia 16. A pessoa precisa autorizar o pagamento da cobrança por essa modalidade. E vai poder definir algumas regras como o valor máximo de desconto. Sempre antes do pagamento, a empresa vai enviar a cobrança. O banco faz a notificação para que a conferência possa ser feita.
Fonte: Agência Brasil