Academia Maranhense de Letras comemora 117 anos com apresentação de carta inédita de Gonçalves Dias

A Academia Maranhense de Letras (AML) inicia nesta quinta-feira (7), às 17h, as comemorações pelos seus 117 anos de fundação com uma programação especial em sua sede, localizada no Centro Histórico de São Luís. A celebração acontece poucos dias antes da data oficial de aniversário da instituição, 10 de agosto, que também marca o nascimento de seu patrono, o poeta Gonçalves Dias.

O ponto alto da cerimônia será a apresentação pública de uma carta original escrita por Gonçalves Dias em 23 de agosto de 1862, enviada de Paris ao amigo Antônio Henriques. No documento, o poeta maranhense desmente boatos veiculados pela imprensa brasileira de que teria morrido em um naufrágio fato que viria a ocorrer, de fato, dois anos depois, em 1864, na costa do Maranhão.

O manuscrito será incorporado ao acervo da AML por meio de doação feita pelo acadêmico Joaquim Haickel, que adquiriu o documento do colecionador Rodrigo Fioravante. A apresentação será conduzida pelo presidente da Academia, Lourival Serejo, e contará com a participação do doador, do colecionador e do professor José Neres, que fará uma análise sobre o conteúdo e o contexto histórico da carta.

A programação prossegue às 18h30 com a encenação da peça “O pedido”, escrita e dirigida por José Neres, com atuação da atriz Linda Barros. O espetáculo presta homenagem à tradição da AML de promover a integração entre literatura, história e arte cênica.

Fundada em 1908, a Academia Maranhense de Letras é uma das instituições literárias mais antigas do Brasil. A celebração de seu 117º aniversário reforça seu compromisso com a preservação da memória literária do estado, ao apresentar ao público um documento raro que contribui significativamente para a compreensão da vida e obra de Gonçalves Dias.

compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *