Com avanço de 3,5%, estado supera média nacional e regional; agropecuária é destaque com alta de 11,5%
O Maranhão seguirá com resultados expressivos em sua economia e será o líder da expansão do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados do Nordeste em 2025. A informação consta na edição mais recente da Resenha Regional de Assessoramento Econômico, relatório mensal do Banco do Brasil, atualizada no último dia 10.
A projeção é de que a economia maranhense cresça 3,5% neste ano, desempenho superior tanto à média da Região Nordeste (1,8%) quanto à média nacional (2,2%). O desempenho reflete os efeitos das políticas públicas implementadas pelo Governo do Maranhão com foco no fortalecimento da atividade econômica local.
Estudo detalha panorama regional
A Resenha Regional de Assessoramento Econômico apresenta análises e projeções sobre os principais indicadores econômicos de cada estado brasileiro, como PIB, indústria e serviços. O documento é usado como base para decisões estratégicas e compreensão do cenário econômico nacional.
No levantamento, o Maranhão lidera o ranking de crescimento do PIB no Nordeste. Paraíba (2,7%), Bahia (2,7%) e Piauí (2,4%) aparecem logo atrás, enquanto os demais estados da região devem crescer abaixo dos 2%.
Segundo Dionatan Carvalho, presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), os dados do segundo trimestre de 2025 confirmam que a economia maranhense mantém ritmo acelerado, com desempenho acima da média nacional e regional.
“Os efeitos desse desempenho econômico se traduzem em mais geração de emprego e renda, refletindo diretamente na melhoria das condições socioeconômicas da população e no fortalecimento do ambiente de negócios no Estado”, avaliou Dionatan Carvalho.
Agropecuária lidera avanço do PIB maranhense
O principal motor da economia do Maranhão em 2025 será o setor agropecuário. O PIB Agropecuário estadual terá uma alta de 11,5%, a maior do Nordeste e superior às médias da região (2,3%) e do Brasil (8,2%). A Bahia aparece em segundo lugar com alta de 8,8%, enquanto outros três estados da região devem registrar retração no setor.
De acordo com o Imesc, esse resultado é impulsionado pela supersafra de 2025, que bateu recordes na produção de grãos no estado.
Serviços também puxam crescimento
O setor de Serviços ocupa a segunda posição entre os que mais contribuem para o crescimento da economia maranhense este ano. A projeção é de crescimento de 3,2%, acima das médias do Nordeste (2,1%) e do Brasil (2,2%). No ranking regional, Maranhão lidera novamente, seguido por Paraíba e Piauí, ambos com 2,7%.
Indústria e investimentos em infraestrutura fortalecem economia
O PIB da Indústria no Maranhão terá crescimento de 1,9% em 2025, também acima da média regional (1,6%) e próximo à média nacional (1,7%). Com isso, o estado ocupa a quinta posição no ranking de crescimento industrial entre os estados do Nordeste.
Um dos fatores que contribuiu para esse desempenho foi o início das operações da fábrica da Inpasa, em Balsas, inaugurada em abril deste ano. O empreendimento, voltado para a indústria de transformação, já mostra impactos positivos na economia industrial do estado, conforme destaca o Imesc.
PIB estadual no ranking nacional
Na comparação nacional, o Maranhão aparece em 7º lugar entre os estados com maior crescimento do PIB em 2025, atrás de unidades da federação das regiões Centro-Oeste e Norte. O Mato Grosso lidera o ranking nacional, com avanço de 6,3%. Já os estados das regiões Sudeste e Sul terão crescimento inferior ao do Maranhão.
Diante do desempenho atual, a expectativa do Imesc é de que o estado mantenha o ritmo de crescimento em 2026.
FONTE: SECOM/MA







