Campanha prioriza quem tirou o título durante a pandemia e quer garantir eleições mais seguras no Maranhão
Faltando menos de um ano para o fechamento do cadastro eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) lançou, o Projeto Biometria, com a meta de cadastrar 349 mil eleitoras e eleitores até o dia 6 de maio de 2026.
A corregedora Francisca Galiza reforçou que a identificação biométrica garante eleições mais tranquilas, transparentes e seguras. “Precisamos ser propagadores dessa informação. Falar disso nas redes sociais, nos grupos, onde for possível”, pediu a desembargadora.
O evento de lançamento do projeto contou com a participação do presidente do TRE-MA, desembargador Paulo Velten, da corregedora, de juízas auxiliares e equipes técnicas. Durante videoconferência com juízas, juízes e chefes de cartório, foram debatidas estratégias de mobilização, alinhamento e divulgação.
“Agora é preciso ir onde às pessoas estão. Esses jovens estavam na idade inicial para votar durante a pandemia e não passaram pela coleta biométrica”, explicou Velten.
Boa parte desse público são jovens entre 18 e 24 anos, que tiraram o título durante a pandemia de covid-19 e não passaram pelo cadastro biométrico, suspenso à época por conta das restrições sanitárias.
Os números da biometria no Maranhão
- 349 mil pessoas ainda não fizeram a biometria
- 67% são jovens entre 18 e 24 anos
- 70% vivem em áreas urbanas
- 6,78% do eleitorado maranhense está sem biometria cadastrada
Você pode se cadastrar em qualquer unidade da Justiça Eleitoral — mesmo fora da cidade onde vota.
Dia D da Biometria: 9 de junho
A Justiça Eleitoral prepara um dia inteiro de mobilização em todo o estado, com apoio da imprensa local, mutirões em espaços públicos, palestras e atendimento com kits biométricos em eventos de grande circulação.
WhatsApp verificado vai convocar eleitores
Eleitoras e eleitores que ainda não fizeram a biometria, receberão mensagens do número oficial da Ouvidoria do TRE-MA, com selo de verificação da Meta, garantindo autenticidade e segurança na comunicação.
Ações estratégicas
- Mutirões em terminais, órgãos públicos, arraiais e universidades
- Parcerias com instituições de ensino
- Palestras e ações em eventos de massa
- Divulgação em redes sociais por servidores da Justiça Eleitoral
Como se cadastrar?
É simples! Basta ir ao cartório eleitoral mais próximo com um documento oficial com foto.
Não deixe para a última hora: o prazo encerra em 6 de maio de 2026.

TRE-MA (Divulgação)